Foto: Divulgação

Mangueira abre inscrições para cursos gratuitos

O Palácio do Samba, Quadra da Estação Primeira de Mangueira, palco de grandes espetáculos e berço de grandes bambas do samba, terá mais um grande projeto para moradores da Mangueira e adjacências. É o projeto Comunidade Verde e Rosa em Ação, que realizará uma série de cursos e atividades gratuitos voltados para a capacitação em diversas áreas. A iniciativa é da vice-presidente das Alas da Comunidade da Mangueira, Guanayra Firmino, em parceria com a Estação Primeira, através do apoio do presidente Chiquinho da Mangueira.

O projeto Comunidade Verde e Rosa em Ação, irá atuar na qualificação profissional em dança, música, beleza, entre outros, visando à formação profissional e cidadã de jovens moradores do Morro da Mangueira e adjacências, garantindo aos participantes do projeto ocupação e geração de renda, afastando-os da rua e os aproximando das próprias atividades da Escola.

“Nós realizamos um trabalho com as Alas da Comunidade da Mangueira há cinco anos e sempre tivemos vontade de retornar com as atividades e projetos dirigidos às nossas crianças e jovens da comunidade, então pensamos em aliar capacitação profissional, cultura e lazer em projetos, cursos e atividades gratuitas na Quadra da Mangueira, durante todo o ano. Foi assim que surgiu a ideia do projeto. Os cursos serão mantidos com apoio de parceiros e estamos buscando e construindo novas parcerias”, pontuou Guanayra Firmino.

O presidente da Estação Primeira, Chiquinho da Mangueira, também valorizou a iniciativa do projeto para a região. “É de extrema importância retomarmos essas atividades em nossa quadra, favorecendo crianças e jovens. O Palácio do Samba precisa ficar cheio de moradores da Mangueira e adjacências diariamente, oferecendo educação, profissionalização, cultura e lazer”.

Além das aulas, o Projeto Comunidade em Ação pretende realizar mensalmente festas, encontros de socialização, semanas de debates, sessões de cinema, entre outras atividades com foco na formação cultural e ampliação de horizontes e socialização. As aulas iniciam na segunda quinzena do mês de abril, fazendo parte das comemorações dos 90 anos de fundação da Estação Primeira de Mangueira.

Os interessados deverão comparecer na Quadra da Mangueira (Rua Visconde de Niterói, 1072- Mangueira), a partir do dia 26/03, de segunda a sexta, de 14 às 19h. Os menores de idade deverão estar acompanhados dos responsáveis.

Conheça os cursos oferecidos pelo Projeto Comunidade Verde e Rosa em Ação:

DANÇA (Samba)

Ministrados pelo segundo mestre sala da Mangueira Renan Oliveira, oriundo da Ala de Passista e pela Musa Layza Rebeca, passista e musa do Caldeirão em 2016, o curso irá oferecer a crianças e jovens de 8 a 16 anos, noções básicas de samba, de sua história, sendo aprofundada a sua relação com o morro da Mangueira.

O curso visa propiciar condições para o desenvolvimento de técnicas de bailar, passos específicos, sendo apresentada, ainda, uma nova relação deste jovem com o seu corpo e sua identidade étnica, buscando um sentimento de valorização e orgulho deste pelo samba e o que este representa.

Os participantes estarão, ao final da oficina, ambientados com o universo da dança e do samba, de como é uma apresentação em casa de shows, na Marquês de Sapucaí, num teatro, entre outros.

AULA DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA

Com aulas ministradas pelo primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Estação Primeira de Mangueira Matheus Olivério e Squel Jorgea, o curso irá oferecer aos participantes noções básicas sobre o samba, proporcionando condições para o desenvolvimento de técnicas de bailar, passos específicos, entre outros. Os alunos ao final do curso estarão ambientados com o universo da dança e do samba especificamente no que tange o bailar do casal de Mestre Sala e Porta Bandeira.

CURSO DE PERCUSSIONISTA

Buscando ambientar os participantes no universo da música e do samba o curso de percussionista será ministrado pelo Mestre Hudson da Mangueira do Amanhã e neto do saudoso Mestre Taranta. O curso terá por objetivo formar novos ritmistas, além de proporcionar noções básicas sobre samba e sua história.

CURSO DE CORDAS (VIOLÃO E CAVACO)

O curso de CORDAS (cavaco e violão) será ministrado pelo primeiro cavaquinista da Mangueira, Rodrigo Alexandre, o popular Digão, utilizando de sua enorme bagagem musical para transferir conhecimento e cultura aos participantes do curso.

MAQUIAGEM

Ministrado pela passista e musa da escola Andressa, irá propiciar condições para o desenvolvimento de técnicas de maquiagem capacitando o participante do curso para o mercado de trabalho.

MANICURE E PEDICURE

Irá proporcionar aos participantes técnicas de embelezamento das unhas de mãos e pés, zelando pelas normas de biossegurança no final do curso o participante estará apto para entrar no mercado de trabalho.

TELEMARKETING

Apresentar as principais técnicas de Telemarketing, entre elas o uso de uma linguagem de comunicação correta e adequada, análise comportamental de clientes, código de ética da profissão, entre outras. Visando propiciar condições para o desenvolvimento de atendente de Telemarketing credenciando este jovem para o mercado formal de trabalho.

INSCRIÇÕES:

A partir do dia 26 de março, de segunda a sexta, de 14 às 19h

Documentação necessária:

02 fotos 3×4;

Comprovante de escolaridade,

Comprovante de residência,

Maiores de 18 anos, xerox do RG;

Menores de 18 anos, deverão apresentar a xerox do RG do responsável.
Maiores informações: Josy

Contato: comunidadeacao.mangueira@gmail.com

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*