Regina Celi e André Vaz

Liminar, suspensão, recurso: briga na justiça faz disputa pela presidência do Salgueiro pegar fogo

Pela primeira vez em dez anos, Salgueiro tem chapa de oposição à atual gestão; clima esquenta às vésperas da eleição, que ocorre neste domingo (06).

Após dez anos, o Acadêmicos do Salgueiro terá uma eleição com chapa de oposição. Formada por André Vaz e Joaquim Cruz, a coligação “Minha paixão, minha raiz” pretende resgatar as raízes salgueirenses, aspecto que, segundo os candidatos, vem se perdendo ao longo da década de gestão da atual presidente da agremiação, Regina Celi.

A poucos dias da eleição, a disputa esquentou e foi parar na esfera judicial. Com pedido de inelegibilidade apresentado pela chapa de oposição, o juiz Sergio Wajzenberg, da 2ª Vara Cível, concedeu liminar suspendendo o pleito que estava marcado para o dia 6 de maio, próximo domingo, até que seja apreciado o mérito da regularidade da Chapa 01, formada pela atual presidente, Regina Celi, e por Jô Casemiro, atual diretor de Harmonia do Salgueiro (saiba mais em: http://carnavalizados.com.br/noticias/eleicoes-no-salgueiro-estao-suspensas/). André Vaz, empresário que encabeça a Chapa 02, comemorou a decisão judicial, afirmando que o objetivo é lutar por uma eleição transparente e democrática.

No entanto, a presidente Regina Celi recorreu da decisão e a desembargadora Leila Albuquerque, da Vigésima Quinta Câmara Cível, suspendeu a liminar do juiz Sergio Wajzenberg, garantindo a manutenção das eleições para o dia marcado. Segundo o advogado da equipe do Carnavalizados, Ruan Rocha, apesar da suspensão, a decisão da desembargadora só garante a realização da eleição, mas ainda não define que a chapa é legítima. “O mérito do pedido em primeira instância ainda não foi julgado. Ou seja, após o seu julgamento, caso sejam aceitos os argumentos de irregularidade apresentados pela oposição, o resultado das eleições do dia 6 de maio pode ser anulado”, afirma.

Sobre a suspensão da liminar, Regina Celi disse que a democracia prevaleceu: “até mesmo na justiça tivemos que entrar para manter uma eleição democrática como sempre tivemos. Mas a nossa história é vivida todo dia, e não de 4 em 4 anos”, enfatiza.

Até o fechamento desta reportagem, a eleição do Acadêmicos do Salgueiro está mantida para o próximo dia 6 de maio, domingo, das 9h às 16h, na quadra do Salgueiro.

O pleito promete fortes emoções. E o CARNAVALIZADOS vai acompanhar de perto.

Confira as propostas de ambas as chapas para a presidência do Salgueiro:

Chapa 01 – Regina Celi e Jô Casemiro

Regina Celi e Jô Casemiro – Foto: Fernando Tribiño

Com apoio dos Salgueirenses, Regina Celi e Jô Casemiro lançam a Chapa 1

A presidente do Salgueiro Regina Celi afirmou, em entrevista exclusiva ao site CARNAVALIZADOS, que “Carnaval não se faz de quatro em quatro anos. Carnaval é todo ano. E nós queremos dar continuidade aos nossos projetos”.  Regina recebeu nossa reportagem na noite de segunda-feira (30), na Festa de lançamento da sua candidatura, no Tijuca Tênis Clube, e falou de seus projetos para os próximos quatro anos.

O evento recebeu salgueirenses para festejar o lançamento oficial da Chapa 1, capitaneada por Regina Celi e Jô Casemiro, candidatos a presidente e vice, respectivamente, ao próximo quadriênio no Salgueiro.

Representantes da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), o presidente da Portela, Luiz Carlos Magalhães, da Unidos de Vila Isabel, Fernando Fernandes, o Rei Momo Milton Junior e o jornalista Milton Cunha estiveram presentes no lançamento da candidatura.

Componentes de todos os segmentos do Salgueiro também marcaram presença no evento e deixaram clara sua opção pela Chapa 1. Mestre Marcão, comandante da Bateria Furiosa, ressaltou a importância da continuidade de um trabalho que está dando certo: “lutamos por resultados e isso temos visto nos últimos anos. Entramos e saímos da avenida com orgulho de sermos Salgueiro. O componente ganhou vez, voz e dignidade. Todos temos um só objetivo, que é o melhor para o Acadêmicos do Salgueiro”.

A festa teve grandes momentos, como a apresentação da Velha Guarda Show do Salgueiro e o grupo Explode Coração, formado por ritmistas da Bateria Furiosa. Leonardo Bessa e Emerson Dias – o ex e o atual intérprete da agremiação -, declararam amor à bandeira e deram uma honrosa lição de respeito mútuo. Juntos, cantaram sambas da vermelho e branco e reforçaram o desejo dos presentes em ver a vitória da Chapa 1 no pleito.

Confira a entrevista com a presidente Regina Celi:

Regina Celi e Jô Casemiro – Foto: Fernando Tribiño

 Qual o balanço que você faz desses 10 anos, entre erros e acertos, na gestão do Salgueiro?

Desde de que eu assumi o Salgueiro, a gente ganhou um título, tivemos vários vice-campeonatos, dois terceiros, um quarto e três quintos lugares. Aí teve a mudança de estatuto para os dois mandatos. A gente não erra! A gente tenta conquistar o título todo ano. Acertar é construir mais coisas pelo Salgueiro; errar é quando você faz alguma coisa que não gostou. A gente tá sempre tentando alcançar o pódio, que é o campeonato.

Candidata para mais um mandato, o que te motivou pela reeleição?

Conseguir nos quatro anos trazer título para o Salgueiro. A Reforma estrutural do palco e do palanque da bateria; reforma do camarim; ampliar o centro médico; criar escola de mestre-sala e porta-bandeira; criar novas alas de comunidade; modernizar os bares; criar um estúdio da Academia do Samba; além de criar salas para velha guarda, harmonia, escola mirim e um acervo de fantasias.

O que você ainda não fez e gostaria de fazer pelo Salgueiro?

Uma creche. Queria fazer a creche para as mães do Salgueiro e das comunidades adjacentes poderem sair pra trabalhar sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados.

Em caso de vitória, será mantida a equipe?

Permanece todo mundo. Mas terão alguns acréscimos.

Já foram renovados mestre-sala e porta-bandeira. Vão ter que ser feitos alguns ajustes, que a gente tem que consertar. A gente vai dar uma ajeitadinha. Não muda nada, só vamos acrescentar algumas coisas.

O que os salgueirenses podem esperar da sua nova gestão?

O prosseguimento do nosso trabalho. A nossa gestão é transparente. As pessoas confiam. Não é a Regina, é uma diretoria. A Regina não consegue fazer o carnaval sozinha. Por isso, eu tenho minha diretoria.

Uma escola de samba não é uma copa do mundo, de quatro em quatro anos. Entramos na avenida todo ano, sabendo o dia e a hora. Quero dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito.

Qual a mensagem que você deixa pra família salgueirense?

Meus filhos, nunca desistam!

O desafio foi feito para acreditarmos neles. Eu acredito nos desafios, eu acredito nos salgueirenses que sabem que eu fiz um bom trabalho na nossa administração. Como eu falo, não faço nada sozinha. Então acreditem em vocês, porque eu sei que vocês acreditam em mim.

Você acha fundamental essa sua manutenção na presidência por mais quatro anos?

Eu tenho quatro anos. Como todo mundo diz, em time que está ganhando não se mexe. Vamos dar seguimento e, se Deus quiser, mais um título.

Jô Casemiro

Que proposta você está trazendo pra apoiar essa nova gestão da Regina?

Além de vice, eu sou o diretor de harmonia da escola, e a gente tá trazendo inovações pra aprimorar nosso canto, nossa evolução e fazer da nossa quadra a extensão da casa de cada componente. Fazer com que eles sintam um bem estar no Salgueiro: sintam confiança e acreditem na gente.

 

Chapa 02 – André Vaz e Joaquim Cruz

Após dez anos, eleições no Salgueiro terão chapa de oposição à atual gestão.

Joaquim Cruz, Quinho e André Vaz – Foto: Leo Cordeiro

Formada por André Vaz e Joaquim Cruz, chapa “Minha paixão, minha raiz” quer resgatar as raízes salgueirenses.

Um projeto que tem como intenção resgatar as raízes do sambista da escola. Essa é a principal proposta da chapa “Salgueiro, minha paixão, minha raiz” para a eleição que vai acontecer no dia 06 de maio, na quadra da Acadêmicos do Salgueiro. Encabeçada pelo empresário André Vaz (presidente) e Joaquim Cruz (vice), a chapa representa, após o período de uma década, oposição à atual gestão, comandada por Regina Celi.

“Reconhecemos que o Salgueiro se transformou, mas essa mudança deixou para trás algo muito mais importante para quem ama o samba e a escola: nossas raízes. Nosso projeto caminha junto com a modernidade, resgatando essa essência perdida ao longo desses anos e precisamos debater isto” , diz André Vaz, candidato à presidência, cuja história na escola começou aos 15 anos.

Aos 46 anos, o empresário se aliou a Joaquim Cruz, presidente da ala dos Estudantes, a mais antiga da vermelho e branco, na intenção de confirmar nas urnas, a vontade de mudança dentro da escola.

“Estamos há dez anos sem ter uma chapa em oposição à gestão da presidente Regina e conseguimos inscrevê-la dentro dos parâmetros legais. Podemos garantir que será um pleito limpo, cujas propostas são válidas e necessárias para engrandecer ainda mais a nossa escola, comenta Joaquim.”

Entre as propostas defendidas pelo grupo está: a manutenção dos segmentos; ações como maior investimento nos projetos sociais e na Vila Olímpica, além de maior valorização de segmentos como Velha-Guarda e Compositores.

Festa de lançamento da chapa reuniu personalidades do samba e do Carnaval

Foto: Leo Cordeiro

Realizada na tarde do último domingo, 29 de abril, a festa oficial do lançamento da Chapa 2 reuniu, no salão nobre do Club Municipal (Tijuca), personalidades do mundo do samba e do Carnaval, além de salgueirenses que fazem parte da história da escola. Famílias de personalidades da agremiação, como mestre Louro, estiveram no evento para apoiar a dupla André Vaz e Joaquim Cruz. Presença esperada, Quinho, única contratação anunciada pela chapa em caso de vitória, agitou os convidados relembrando clássicos da história da Academia do Samba.

“Queremos deixar muito claro que todos os segmentos estão mantidos em seus cargos. As contratações feitas pela gestão atual não serão mexidas, apenas estamos trazendo o Quinho de volta porque ele é um sonho para os salgueirenses e não entendemos o Salgueiro sem ele, afirmou André.”

Wander Pires, Ito Melodia, Serginho do Porto e o próprio Quinho estiveram presentes e manifestaram apoio à chapa.

O intérprete, Quinho, que teve uma longa e bem sucedida jornada na vermelho e branco da Tijuca, revelou: “o André é muito agregador, ama o Carnaval e é um apaixonado pelo Salgueiro. Tenho certeza de que, caso ele saia vitorioso, o Salgueiro terá um grande líder, com uma equipe muito dedicada em fazer da escola uma agremiação vitoriosa. O Salgueiro precisa de um campeonato, precisa de sua história resgatada e é isso que ele quer. Eu estou com ele!”

O candidato à presidência pela Chapa 2, André Cruz, concedeu uma entrevista exclusiva ao site Carnavalizados, comentando suas propostas para os próximos quatro anos do Salgueiro.

Confira a entrevista com o candidato à presidência, André Vaz 

André Vaz ao centro – Foto: Divulgação

O que te motivou a ser candidato à presidência do Salgueiro?

Foi vendo como a escola é tratada, como a escola se encontra. Temos uma administração que não é clara, não é transparente. O salgueirense hoje não tem acesso às contas: não sabe quanto a escola fatura, quanto gasta ou quanto os funcionários recebem. Nossa Vila Olímpica está abandonada. Um projeto de 2008 da Petrobras que aconteceu com muito sacrifício. Eu estava presente nessa época. Hoje, a Vila Olímpica está com tudo quebrado: campo de futebol com buracos, teto caindo, vestiários maltratados. Isso tudo que a gente quer mudar. Resgatar os salgueirenses das raízes da escola. Trazer os que estão afastados para juntar aos que lá estão e formar uma família forte. O Salgueiro só tem a crescer com isso. Essa é a nossa meta. Apresentar um Salgueiro em que as pessoas saibam como funciona.

Quais os principais projetos caso eleito?

Temos um projeto de excelência para contratação de profissionais com experiência em gestão esportiva, que ampliará as oportunidades para crianças e jovens da Vila Olímpica. Nosso foco é trazer a comunidade para a quadra, para a Vila olímpica, e mostrar que Salgueiro é samba e cidadania, é inclusão e não somente um produto de marketing para turistas. Quem faz o samba sobreviver são eles, através de seu passado e de tudo o que poderão construir para a nossa escola no futuro. Para isto, a Vila olímpica e o Aprendizes do Salgueiro são fundamentais.

Qual o diferencial da sua gestão?

O diferencial é exatamente esse: trazer o salgueirense para dentro da quadra. Os segmentos participarem das reuniões constantes. Entender cada segmento, a dificuldade de cada um: velha guarda, baianas, harmonia, bateria. Trazer alguns compositores afastados, juntando com os que estão lá. O Salgueiro tem uma ala de compositores magnífica, só tem a crescer. O salgueirense precisa entender como funciona o Salgueiro. Quero ter uma gestão transparente.

Transparência acima de tudo! Transparência traz credibilidade, traz patrocínio, traz muitas empresas fortes pra dentro da escola.

Qual a mensagem que você deixa pra família salgueirense?

Salgueirense, após 11 anos com muito sacrifício montamos uma chapa de oposição dentro do Salgueiro. Vocês tem que fazer história domingo nas urnas. O Salgueiro precisa de mudança. O país está vivendo um momento crítico: nós estamos pagando uma conta de 16 anos e não sabemos quando ela irá acabar. O Salgueiro está caminhando para a mesma coisa que aconteceu com o país.

O Salgueiro hoje é uma escola endividada, só no Babado da Folia o Salgueiro tem um débito de um milhão e cem mil reais. Fora segmentos que vão completar três meses de salários atrasados.

Vamos fazer história! Vamos mudar! Vamos votar chapa 2! Renovação, mudança. Vamos ajudar o nosso Salgueiro a se recuperar. O Salgueiro tem que ficar forte!

O Salgueiro não é escola para estar devendo. Pelo contrário, Salgueiro é escola para estar com lucro. Todos nós salgueirenses sabemos da força do Salgueiro, sabemos da força da nossa quadra.

Nossa quadra é a que mais enche. Sabemos os valores cobrados para entrar na quadra. Sabemos quanto custa uma cerveja e quanto custa uma camisa na boutique. Não é possível o Salgueiro estar com dívidas hoje. Isso é uma má gestão que tem que acabar. E para acabar, salgueirense, depende de vc!

Fale um pouco quem é o André Vaz no Salgueiro.

Comecei no Salgueiro aos 15 anos, desfilando na ala Xanadu, presidida pelo Capitão Amilton e Edgar Careca. De lá para cá, a paixão foi só crescendo. Em 1993, em Explode Coração, estava participando, sim. Não tive condições de comprar fantasia na Ala Xanadu e o Edgar me deu uma camisa para ajudar a empurrar os carros alegóricos. Com muito orgulho, acho  que foi uma das maiores emoções que eu senti na minha vida.

Depois fundamos a Ala Paixão Salgueirense, junto com meu irmão, Adriano. Participei da gestão da atual presidente Regina Celi em 2008, 2009 e 2010, ajudando financeiramente. Me afastei por não concordar com algumas decisões da atual presidente, principalmente em termos de prestação de contas. As pessoas que me conhecem dentro e fora do Salgueiro sabem que eu sou um cara amigo, com coração grande. Uma pessoa que, graças a Deus, tem uma vida bem resolvida e não depende do Salgueiro. O que eu quero é ajudar a escola, administrando o Salgueiro de forma transparente e sem represálias.

A eleição será realizada neste domingo, dia 06 de maio, quando sócios-contribuintes poderão votar em uma das chapas concorrentes, das 09h às 16h, na quadra do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro, que fica na rua Silva Teles, nº 104, Andaraí.

 

 

 

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*