Império Serrano - Foto: Divulgação

Império Serrano promove evento Solidário neste domingo

O Samba do Voluntário é um mega evento simultâneo e solidário, que se realizará em várias cidades do Brasil e do mundo, pra reunir o povo do Samba como nunca aconteceu na história recente do país.

Com iniciativa do cantor e compositor Leandro Lehart, Embaixador do Samba do Voluntário, o evento tem como principal objetivo a arrecadação de doações para instituições carentes.

No Império Serrano o evento acontece em parceria com o Sesc Madureira e o Programa Mesa Brasil, programa social que visa a minimizar os efeitos da fome e do desperdício. Consiste em recolher produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo e entregá-los a instituições sociais idôneas.

Assim como em vários locais do Brasil e até do exterior, o evento acontece, na Quadra do Império Serrano, no dia 23 de setembro, das 15h às 20h.

Na verde e branco da Serrinha o evento terá uma grande Roda de Samba com o Samba na Serrinha e grandes convidados do mundo do samba, como Alex Ribeiro, Débora Cruz, Nem da Tia Doca, Ítalo Costa, Grupo Zirigdum, Velha Guarda Show do Império Serrano e com encerramento o Grande Show do Império Serrano nas vozes de Anderson Paz e Silas Leleu ao ritmo da Sinfônica do Samba.

Venha fazer parte dessa corrente do bem, traga a sua energia, traga a sua doação, apoie essa causa.

A quadra do Império Serrano fica na Av. Ministro Edgard Romero, 114 – Madureira.

Ingresso Solidário, 1Kg de alimento não perecível.

Classificação Livre – Informações 21 3124-3745

 

Sobre o Mesa Brasil

No Mesa Brasil nada se perde e tudo se transforma em pratos saborosos, saudáveis e também econômicos. Fundado em 2000, pelo Sesc RJ, o Programa Mesa Brasil distribui toneladas de alimentos todos os meses para diversas instituições em 33 municípios do estado do Rio de Janeiro. São produtos que perderam o valor comercial, mas ainda estão próprios para o consumo, e que iriam para o lixo se não fossem doados, separados e distribuídos a organizações cadastradas.

Aproveitamento máximo

Um dos princípios do programa é o combate ao desperdício. Não apenas por aproveitar produtos que terminariam descartados, mas também por estimular o aproveitamento máximo dos alimentos, incorporando às receitas partes que seriam jogadas no lixo, como talos, cascas e sementes. “A instituição beneficiada pode alimentar as pessoas atendidas enriquecendo seu cardápio, barateando seu custo e reinvestindo em outras ações relevantes para o seu dia a dia, aumentando o alcance social do Mesa Brasil”, observa Cida Pessoa, gerente do programa. Essa ação levou à criação do Redes Gastronômicas, um projeto que capacita profissionais de cozinha que trabalham nas organizações de assistência social para executar receitas que aproveitam ao máximo os ingredientes e que sejam baratas, nutritivas e saborosas.

O objetivo do Mesa Brasil não é garantir 100% do abastecimento, mas enriquecer o cardápio servido ao público atendido. Os carregamentos de doações são recebidos na unidade Sesc de Madueira, onde são separados para distribuição, de acordo com o perfil de cada instituição, traçado por assistentes sociais e nutricionistas no momento em que as organizações são visitadas. O processo leva em conta, entre outras características, a quantidade de refeições servidas diariamente e as necessidades de quem é atendido. “Crianças e idosos, por exemplo, precisam de quantidades de alimentos diferentes. Por isso, incentivamos a criação de receitas que utilizem o máximo dos alimentos doados”, justifica Cida.

Combinações inusitadas

Para evitar que os pratos fiquem repetitivos, os ingredientes são utilizados em combinações surpreendentes, como o brownie de feijão, o pudim de couve-flor, o suco de repolho roxo e maracujá e o croquete de chuchu, entre outros. São criadas receitas para pratos salgados, doces e sucos, o que permite uma dieta mais completa, introduzindo esses alimentos em todas as refeições do dia, com o intuito de contribuir para a promoção da saúde.

A alimentação é a porta de entrada para um trabalho mais profundo, que envolve saúde, higiene e socialização. Não por acaso, o Mesa Brasil é um dos produtos mais importantes do Sesc RJ na área de responsabilidade social e ambiental. A atuação do Mesa Brasil se amplia com ações educativas, criando uma verdadeira rede de solidariedade que também combate outras fomes, como a de inclusão, cidadania e desenvolvimento.

http://www.sescrio.org.br/mesa-brasil

Endereço: Rua Ewbanck da Câmara, 90 – Madureira. CEP.: 21310-150

Telefones: 0800-22 20 26 / (21) 2452-5937 / Fax: (21) 2452-7469

Funcionamento: Segunda a sexta, 8h às 17h.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*