Homenagem da Cubango a Bispo do Rosário vira exposição no Rio de Janeiro

Fazer o que uma escola de samba apresenta no seu desfile sair da Marquês de Sapucaí e ganhar as salas de um museu é a realização para a agremiação e seus profissionais. E a Acadêmicos do Cubango conseguiu! Estreia nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, a partir das 17h, no Museu da Escravidão e da Liberdade, a exposição ”Chegança. Bispo do Rosário na Acadêmicos do Cubango”.

Serão expostas algumas fantasias do desfile de 2018 da verde e branca de Niterói, fotos do desfile que deu a quinta colocação à escola e diversas premiações, imagens da apresentação de protótipos feita na Colônia Juliano Moreira, além de fotos do próprio Bispo do Rosário e um vídeo cedido pelo Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea.

– Acho muito importante para a Cubango e para o carnaval esse espaço. Não podemos deixar de considerar o aspecto educativo e cultural que a nossa festa tem. Fazer o povo conhecer e entender pessoas relevantes, mas que não possuem tanta atenção do grande público, é uma das missões do carnaval, principalmente sendo a Cubango uma escola de fortes raízes negras – opinou o carnavalesco da escola Gabriel Haddad.

– Será uma importante oportunidade do público conhecer com mais detalhes não só a história do Bispo do Rosário, mas também aquilo que mostramos na Avenida em sua homenagem. Sabemos que muitas vezes durante o desfile não é possível prestar a atenção nos mínimos detalhes. Isso é importante para a conscientização geral da importância que este homem teve. Temos orgulho em mostrar isso – afirmou Leonardo Bora, carnavalesco da Acadêmicos do Cubango.

A exposição ficará disponível até o dia 19 de janeiro. O Museu da Escravidão e da Liberdade fica na Rua Pedro Ernesto, 80, na Gamboa, próximo a Cidade do Samba.

Durante a abertura da exposição, a verde e branca de Niterói fará uma apresentação com seu elenco de show. Em 2019, a Acadêmicos do Cubango desfilará com o enredo ”Igbá Cubango – a alma das coisas e a arte dos milagres”. A escola será a última a desfilar no sábado de carnaval pela Série A.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*