Omar Montenegro no Brazil Hall

Fotógrafo brasileiro leva exposição de Carnaval para a Coreia do Sul; veja as fotos

Por: Gabriel Cardoso

“The Greatest Party on Earth”, de Omar Montenegro em parceria com a Embaixada do Brasil, é a primeira exposição sobre o espetáculo brasileiro no país asiático.

A Embaixada do Brasil na República da Coreia (mais conhecida por aqui como Coreia do Sul) vai fazer os coreanos caírem no samba. É que em abril ela inaugurou por lá o Brazil Hall, um espaço que pretende fortalecer o vínculo cultural com o país asiático através das artes, da cultura e da tecnologia brasileiras. Com mais de 300 metros quadrados, o centro cultural fica localizado em Samcheondong, bairro de Seoul, bem em frente ao emblemático palácio Gyengbokgung, e é o primeiro centro dedicado à cultura do Brasil na Ásia. De acordo com a embaixada brasileira, a inauguração acontece em um momento significativo para as relações bilaterais com a República da Coreia, que completarão 60 anos de diplomacia em 2019.

E a primeira exposição do Brazil Hall não poderia deixar de ser do maior espetáculo do mundo: o Carnaval. Criada pelo fotógrafo brasileiro Omar Montenegro, a mostra “The Greatest Party on Earth” (A maior festa da Terra) reúne 30 imagens incríveis selecionadas pelo profissional, registradas por ele entre os sete carnavais em que visitou o Sambódromo do Rio de Janeiro. As fotografias são, em sua maioria, de grande porte, e estão impressas e emolduradas em altíssima qualidade, colorindo as paredes do espaço coreano-brasileiro.

“A exposição traz personagens exuberantes do Carnaval carioca e as cenas retratadas enaltecem o perfil romântico do carnaval, abrindo uma janela na Ásia para essa festa dos sentidos, única no mundo, de tamborins, samba e fantasia”, afirma Omar, por e-mail. “Trata-se de uma seleção de imagens dos sete anos em que visitei o Sambódromo, desde 2008. A minha intenção, além de mostrar minhas fotos, é explicar para os asiáticos como funciona o carnaval. Explicar que se trata de uma competição, que há um enredo, que exige muito trabalho intelectual no processo e por aí vai”, completa.

O embaixador do Brasil na Coreia, Luís Fernando de Andrade Serra, discursou no ato inaugural do Brazil Hall, e destacou a importância das relações bilaterais com o pais anfitrião. Seguido dele, o fotógrafo Omar Montenegro agradeceu a presença dos 200 convidados e dedicou a exposição aos foliões retratados nas fotografias exibidas e aos trabalhadores da folia, aqueles que, escondidos nos bastidores, fazem o possível para realizar aquilo que ele reconhece como a maior festa do mundo. Por fim, também falou David Kim, diretor da montadora Hyundai e principal patrocinador do evento.

A festa ficou completa no salão com um show de samba, com direito a bateria, que botou os todos para pular.

Também por e-mail, Omar Montenegro destaca que pretende levar a exposição para outros lugares do mundo: “acho fundamental para divulgar o Carnaval pelo mundo todo. A Ásia precisa conhecer. O mundo precisa. E assim eu também posso me aproximar de pessoas influentes e intelectuais que podem facilitar meu trabalho [de visitar o Sambódromo para produzir suas fotos].

Por enquanto, a exposição segue no Brazil Hall, em Samcheondong, e é aberta ao público. O espaço funciona de terça a domingo, de 10h às 18h (horário local), e vai até o dia 25 de maio. A entrada é gratuita.

Parabéns, Omar! Que você continue abrilhantando nossa festa pelo mundo com seus belos registros.

Confira algumas fotos da exposição:

Mangueira 2014 – Foto: Omar Montenegro

Mangueira 2017 – Foto: Omar Montenegro

Grande Rio 2014 – Foto: Omar Montenegro

Beija-flor 2012 – Foto: Omar Montenegro

Portela 2017 – Foto: Omar Montenegro

Para ver a exposição completa, acesse: www.studionuma.com/brazilhall

Para ver as fotos da inauguração no Brazil Hall, acesse: http://www.studionuma.com/bhseoul

Omar Montenegro

Brazil Hall

Brazil Hall

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*