Vida ao Jongo - Foto: Divulgação

Feira das Yabás retorna no próximo domingo (13) com homenagem ao Dia das Mães

Para felicidade dos amantes da boa culinária e do samba de raiz, o maior movimento cultural da Cidade está de volta! A Feira das Yabás retorna para os braços do povo, no próximo domingo, dia 13 de maio, repleta de atrações e vai deixar o público arrepiado de emoção. O projeto completa 10 anos de existência e será uma edição pra lá de especial, com homenagens ao Dia das Mães, Dona Ivone Lara, Marielle Franco e os 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil. E o anfitrião e idealizador, Marquinhos de Oswaldo Cruz, recebe na sua Roda de Samba o Jongo da Serrinha, que fará uma apresentação especial, em memória aos escravos da época do Brasil-Colônia e uma linda homenagem a Dona Ivone Lara, com o cantor e compositor André Lara (Neto de Dona Ivone Lara, que foi a primeira convidada de Marquinhos na Feira das Yabás). O artista lembra quando tudo começou e o quanto Dona Ivone foi importante para o evento e a Música Popular Brasileira:

“É tão bom ver a Feira voltar e principalmente perceber que ela pertence hoje à Cidade do Rio de Janeiro! São muito legais, também, as coincidências (que pra nós, povo preto, não tem coincidências, né?): ela voltar justamente fazendo 10 anos, no dia em que a Abolição da Escravatura completa 130 anos, em seguida à morte de quem veio cantar pela primeira vez. E nós vamos aproveitar, justamente, essa oportunidade, para continuar perpetuando a obra dela: Dona Ivone Lara!”, falou Marquinhos de Oswaldo Cruz visivelmente emocionado.

A Feira começa às 13h, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, zona norte da Cidade e, à exemplo do formato do ano passado, mais uma vez, será realizada de 2 em 2 meses. A previsão de publico para esta edição especial é de mais de 20 mil pessoas. Imperdível !!

Grandes nomes da MPB, como Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Danilo Caymmi, Fátima Guedes, Jongo da Serrinha, Guinga, dentre outros, já marcaram presença no evento Cultural. A festa tem patrocínio da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, a realização da Associação Veia Cultural e assessoria de imprensa da Código Morse Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Além da boa música, o público ainda poder aproveitar para experimentar a culinária típica do subúrbio carioca e pratos de origem africana, nas 16 barracas expositoras do evento, sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: um imenso restaurante a céu aberto. Entre as muitas opções, estão o mocotó e o aipim com carne seca da Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela.

A refeição mais concorrida é a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos que, além da rabada, também prepara angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana, serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Já na barraca da Jane Carla, é vendido cozido de peixe. A expositora Romana vai de carré com couve à mineira à moda carioca, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha.

Bobó de camarão é o prato da Jussara, e Selma Candeia, filha do sambista Candeia, oferece abóbora com carne seca. A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Já Tia Edith, apresenta macarrão com carne assada, enquanto Vera Caju, mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora. Rosimeri Cruz, serve a deliciosa galinha com quiabo e Jane Pereira, mostra o jiló frito, além de caldos e canjas.

Rosângela Maria, leva a tripa lombeira e o bolinho de bacalhau para a Feira e Marlene apresenta roupa velha e feijoada. E, se você ainda não estiver satisfeito, pode experimentar a vaca atolada, a carne com aipim e o croquete de carne seca, preparado com os mesmos ingredientes da vaca atolada, da Tia Natércia e da Sueli. Para arrematar, as expositoras Vera de Jesus e Janaina de Jesus, preparam doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 30,00.

Sobre a Feira das Yabás

A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes de todas as regiões do Rio.

Serviço

Feira das Yabás – Música, Cultura e Gastronomia.

Atrações: Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe Jongo da Serrinha e André Lara( Neto de Dona Ivone Lara)

Quando: Domingo, 13 de maio de 2018.

Hora: a partir das 13h.

Local: Praça Paulo da Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

Evento gratuito.

Mais informações: 21- 97042-3110

Classificação: Livre

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*