Pedro Nobre ex-diretor de carnaval do Acadêmicos do Salgueiro

Ex-diretor de carnaval Pedro Nobre lança livro sobre os 40 anos dedicados ao Salgueiro

”Uma vida chamada Salgueiro” será lançado dia 4 de outubro, na quadra da agremiação

O ex-diretor de carnaval do Acadêmicos do Salgueiro, Pedro Nobre, lançará no próximo dia 4 de outubro (quarta-feira), o livro que documenta os 40 anos de trabalho dedicados à agremiação. Intitulada Uma vida chamada Salgueiro, a publicação organizada pela Editora Autografia reúne textos de Pedro Nobre e apresenta ao longo de suas páginas a difícil trajetória do diretor de carnaval e os bastidores dessa função. O lançamento ocorrerá na quadra da escola, a partir das 18h.

Pedro Nobre trabalhou no Salgueiro entre 1965 e 2006. Na obra, o autor conta como foi o percurso durante quatro décadas, participando das gestões de Osmar Valença, China Cabeça Branca, Moacir Lord, Régis Cardoso, Milton de Souza, Paulo Cesar Mangano, Miro Garcia e Luis Duran (Fu). O livro Uma vida chamada Salgueiro conta ainda com prefácio do jornalista e pesquisador de Carnaval, Aydano André Motta, que também é muito amigo de Nobre.

“O Salgueiro inventou o Carnaval contemporâneo, do visual ESPETACULAR? Dos enredos sobre negros do Navio Negreiro, do Zumbi dos Palmares e Chica da Silva, obra também de outros artistas monumentais como Fernando Pamplona, Arlindo Rodrigues, João Trinta, Rosa Magalhães, Maria Augusta, Lícia Lacerda e Renato Lage. Ano após ano um desfile depois do outro e com eles de novo lá estava Pedro Nobre. Sorte do Salgueiro, do Carnaval e nossa, que o homem além de toda a devoção ostenta memória prodigiosa, cirúrgica, depositária de detalhes incríveis da criação permanente de uma instituição da cultura brasileira” (Trecho prefácio do livro por Aydano André Motta).

Pedro nasceu no berço da Tijuca e aos 16 anos ingressou no universo do samba, mais precisamente no Salgueiro. Exerceu vários cargos, participou de muitas decisões e vivenciou grandes emoções dentro da Academia. Neste livro, ele traz um pouco dessa história, onde esteve cercado de personalidades marcantes e compartilhou experiências incríveis, assim como assistiu a espetáculos exuberantes. Por esta razão, decidiu dividir seu testemunho com todos que, assim como ele, são amantes do carnaval.

Aparecem na publicação também nomes de grandes personalidades do Salgueiro, retratados em histórias que contam os bastidores da festa.

Vale a pena conferir!

SERVIÇO:
Lançamento do livro: “Uma Vida Chamada Salgueiro”, de Pedro Nobre
Dia: 04 de Outubro – Quarta-feira
Hora: 18 h às 22 h
Local: Quadra do Acadêmicos do Salgueiro – Rua Silva Teles, 104
Entrada Gratuita

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*