Cidade do Samba - Foto: Henrique Matos/LIESA

Escolas do Grupo Especial voltam a receber repasses e retomam a produção do Carnaval 2022

Esta quinta-feira, 26 de agosto, tornou-se um dia muito especial para as Escolas de Samba do Grupo Especial. Depois de uma longa e difícil espera, que completa um ano e meio de escassez imposta pela pandemia e todas as consequências, estas Agremiações voltam a receber, normalmente, os repasses relativos à sua participação no Carnaval Rio 2022.

Os desfiles oficiais serão realizados nos dias 27 e 28 de fevereiro, Domingo e Segunda-Feira de Carnaval, e 05 de março, quando acontecerá o tradicional espetáculo do Sábado das Campeãs – a venda de ingressos já começou, inclusive, com a pré-reserva de camarotes, há duas semanas.

A primeira parcela dos direitos de transmissão dos desfiles, pagos pela TV Globo, servirá para que as Escolas voltem a comprar material para a confecção de alegorias e fantasias, pagar profissionais de barracão e de manutenção de suas quadras, saldar contas em atraso e tomar outras providências que foram adiadas ao longo desse período. Ontem, com a confirmação do primeiro depósito, o clima de alegria e otimismo voltou a reinar na Cidade do Samba:

“As Escolas voltaram a trabalhar em ritmo intenso, acelerando o cronograma para recuperar o tempo perdido. Parece que o Carnaval de 2022, finalmente começou” – comentou o presidente da LIESA, que visitou os barracões para dar a boa notícia.

Início dos trabalhos nos barracões – Foto: Henrique Matos/LIESA

Na oportunidade, Perlingeiro lembrou que os recursos pela participação das Agremiações na distribuição dos cartões do SuperaRJ também já foram desembolsados pelo Governo do Estado. E reiterou o compromisso do Prefeito Eduardo Paes que anunciou, semana passada, que informará até o próximo dia 30 o valor que a Prefeitura destinará às Escolas, fixando também o calendário de repasses.

Sambas finalistas devem ser escolhidos até o dia 30

A Direção da LIESA e representantes das Escolas de Samba finalizam entendimentos com produtores da TV Globo para a formatação da série de programas que apresentarão as finalíssimas dos concursos de sambas-enredos das 12 Agremiações do Grupo Especial. Em cada programa serão mostradas três finalíssimas; no quinto e último programa da série o público ficará conhecendo os 12 sambas-enredos que irão para a Avenida no Carnaval de 2022.

Quatro Agremiações já definiram os seus três finalistas: Paraíso de Tuiuti , Mocidade Independente, Unidos de Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense. As outras oito (Viradouro, Grande Rio, Beija-Flor, Salgueiro, Portela, Mangueira, Unidos da Tijuca e São Clemente), estão na fase final do processo seletivo, que terminará no dia 30 de Agosto, quando todas deverão informar os três finalistas à emissora.

“Num período de restrições impostas pela pandemia, evitando aglomerações de público e componentes, este foi o melhor caminho encontrado pelas Escolas. Trata-se de uma experiência inovadora e esperamos que seja um sucesso” – concluiu Perlingeiro, que tem dividido as suas atividades entre a sede da Entidade, no Centro, e a Cidade do Samba, acompanhando de perto o trabalho das Escolas.

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*