Ação vai ocorrer na quadra da escola, neste sábado, das 9h às 15h - Foto: Ewerton Pereira

Em parceria com Hemorio, Salgueiro promove campanha para doação de sangue

Ação vai das 09h às 15h com meta de arrecadar 70 bolsas de sangue

Além de muito samba, o mês de agosto será marcado por ações sociais voltadas para a comunidade na quadra dos Acadêmicos do Salgueiro. Já neste sábado, 13, a escola, em parceria com o Hemorio, realizará mais uma campanha de doação de sangue. Organizada pelo Centro Médico do Salgueiro, a ação já é tradicional na escola, conforme explica Vilma Araújo, coordenadora do espaço, que funciona dentro da quadra e atende cerca de 800 pacientes/mês, de forma gratuita.

“O Hemorio já é um parceiro antigo nosso e consideramos esta, uma das nossas ações mais importantes. Doar sangue é um ato de amor e carinho com o próximo, não tem como prever o futuro, hoje você é doador, amanhã pode ser você ou algum familiar quem precisará deste gesto. A gente sempre se engaja muito nesta campanha, pois sabemos a dificuldade que existe para manter o estoque da instituição. Há muito folclore em torno disto, mas asseguramos que é seguro, não leva tempo e o doador sai daqui feliz por saber que aqueles 05 minutos salvarão a vida de alguém”, comenta a psicóloga.

A meta deste ano, é atingir o mínimo de 70 bolsas durante a campanha que vai das 09h às 15h. Todas as informações sobre quem está apto a doar podem ser encontradas no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br). Entre os principais requisitos para quem quer ser doador estão:

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
– Estar bem de saúde
– Ter entre 16 () e 69 anos, 11 meses e 29 dias () jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.
– Pesar no mínimo 50 Kg
– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

• ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

– Febre – acima de 37°C
– Gripe ou resfriado
– Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
– Amamentação (até 1 ano após o parto)
– Uso de alguns medicamentos
– Anemia
– Cirurgias
– Extração dentária 7 dias
– Tatuagem ou piercing: 01 ano sem doar (Piercing na cavidade oral e/ ou região genital: 01 ano sem doar após a retirada)
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
– Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

Já no dia 20, no mesmo horário,  a quadra será ocupada para uma grande ação que envolverá cerca de 30 serviços distintos, todos gratuitos e voltados para a comunidade. “Teremos atendimentos dos mais simples, como aferição de pressão arterial e medição de glicose, até o agendamento das consultas no Centro Médico e consultoria para segunda via de documentos e outros”, explica Vilma.

Para mais informações sobre as ações sociais, o telefone é (21) 2238 9226. A quadra do Salgueiro fica na Rua Silva teles, 104 – Andaraí.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*