Tunico da Vila e Mariene de Castro - Foto: Divulgação

É Hoje! Tunico da Vila recebe a sambista baiana Mariene de Castro em Vitória

Por Déborah Sathler

De Vila Isabel e do terreiro, da Bahia e de todos os santos. Do samba. Tunico da Vila e Mariene de Castro. O filho de Omolu recebe a filha de Oxum, o azeite doce e o dendê. As forças da natureza, as palhas e a corredeira da cachoeira. O tata de Angola abraça a moça do Gantois de Menininha. O herdeiro do partido alto carioca e a herdeira do samba de roda do Recôncavo Baiano.

O show que acontece hoje em Vitória (ES), – sexta-feira, às 22 horas, no palco do Spirito Jazz na Praia do Canto –  evidencia a influência do sagrado no samba, que possui laços afetivos diretos com a cultura de matriz africana. Seja nas obras de Martinho, de seus descendentes, das sambistas mulheres, dissidentes de Ciata, a baiana, mãe de santo e do samba.

A bandeira do samba de Ismael Silva, Noel Rosa, Ivone Lara, Clementina, Clara Nunes e Martinho da Vila, o pioneiro na gravação de sambas de terreiro, com “Sino da Igrejinha” em 1974.

A identidade do samba do Brasil milongado com os batuques do povo bantu de Angola, que da tragédia da escravidão fez brotar música, poesia. O compositor e escritor Nei Lopes definiu que foi da união das tradições africanas que surgiu o samba. O samba nasceu dessa amálgama, dessa liga. Os ambientes dessa mistura foram os terreiros e as rodas de samba.

Na casa de Tunico da Vila, assim como na casa de Mariene de Castro todo mundo cantava ou tocava algum instrumento. Ele aos treze anos começou a tocar atabaques e aos dezenove já era músico profissional. Ela aos doze anos tocava violão e passou a fazer aulas de canto. O palco como espaço de oração e devoção. De conexão com o sagrado presente na ancestralidade negra do Brasil África.

Atotô! Ora yeyê ô ! As bênçãos de São Lázaro e Nossa Senhora da Conceição!

Tunico da Vila recebe Mariene de Castro no Spirito Jazz

Data: 05/10/2018- sexta-feira

Horário abertura casa: 21 horas

Local: Spirito Jazz -Rua Madeira de Freitas, 244, Shopping Via Cruzeiro Mall- Praia do Canto

Couvert: Individual R$80 espaço superior\ Mesa salão R$300 (4 lugares- salão principal)

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*