Documentário ‘Mangueira em 2 tempos’ estreia nos cinemas

Depois de quase três décadas, o filme revisita amigos de infância retratados no vídeo Mangueira do amanhã, sobre a escola de samba mirim. Suas histórias revelam as circunstâncias brutais da vida dos moradores das favelas do Rio de Janeiro, mas também seus surpreendentes destinos. Mestre Wesley se inspira na musicalidade local para realizar a carreira de percussionista. A narrativa de sua trajetória explora a conexão entre samba e funk, ritmos marcados pelas batidas em dois tempos, e propõe o diálogo entre o jazz e a percussão da Mangueira.

Em 1992, a diretora Ana Maria Magalhães realizou o curta-metragem documental Mangueira do Amanhã, registrando o cotidiano de um grupo de crianças do Morro da Mangueira em meio aos preparativos para o desfile da escola de samba mirim naquele ano. Magalhães reencontra boa parte dos protagonistas de seu curta em Mangueira em Dois Tempos, lançando um olhar retrospectivo sobre a relação desses personagens com o carnaval, com a escola e também com a comunidade. O documentário introduz tal elemento já nos créditos iniciais, trazendo as imagens de músicos em estúdio, com cada instrumento fazendo sua entrada nos arranjos. Entre eles, o repique de Wesley, um dos garotos da Mangueira do Amanhã que hoje ocupa a função de Mestre de Bateria da agremiação verde e rosa.

A pré-estreia do filme “Mangueira em 2 tempos”acontecerá nesta terça-feira, 03, a partir das 19h, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Mesmo antes de sua estreia, o longa recebeu o prêmio de melhor documentário no INYFF (International New York Film Festival), obteve menção honrosa no LABRFF (Los Angeles Brazilian Film Festival) e honra ao mérito no Docs Without Borders Film Festival.

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*