Feira das Yabás comemora 14 anos neste domingo - Foto: Divulgação

Dia das Mães marca os 14 anos da Feira das Yabás

A Feira das Yabás terá mais uma edição neste domingo (08), na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz.

Hoje patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro, a Feira das Yabás completa 14 anos neste mês de maio. Uma cena cultural criada pelo sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, que também buscou reinventar a viagem diária de Paulo Portela – transformada no Trem do Samba – e idealizou a tradicional Feijoada da Família Portelense junto à Velha Guarda da Portela.

Marquinhos dessa vez recria na Praça Paulo da Portela os quintais das grandes matriarcas do samba, as Yabás, que alimentavam os sambistas que encantavam seus quintais com versos de samba. Hoje, na realidade, a Feira das Yabás é uma das rodas de samba mais tradicionais do país, que conseguiu extrair daquele território sagrado a magia centenária do samba, sem esquecer, é claro, de toda culinária que permeia essa história.

Nesta edição, que se comemora o Dia das Mães, haverá uma homenagem à primeira convidada da Feira das Yabas: Dona Ivone Lara, a “Primeira Dama do Samba”, que traz em sua essência o significado de ser uma Yabá.

O evento acontece neste domingo(8), a partir das 13h, na Praça da Portela, em Oswaldo Cruz, e terá como convidados da Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz,o cantor  André Lara neto de Dona  Ivone, as cantoras Marina  Íris , Fabiola do grupo Awurê e a matriarca Tia Surica.

O evento vai homenagear Dona Ivone Lara.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*