Mestre Manoel Dionísio - Foto: Ewerton Pereira

De volta ao Salgueiro, Manoel Dionísio confirma participação no desfile de 2022

Lugar de salgueirense é no Salgueiro e, seguindo esta máxima, a vermelha e branca repatriou Manoel Dionísio, que confirmou sua presença no desfile da escola no carnaval 2022, quando a comunidade embalará a Academia do Samba na busca pelo décimo título no grupo de elite do Carnaval carioca cantando o enredo “Resistência”, que mostrará os lugares importantes por serem pontos de resistência cultural preta  do Rio de Janeiro, uma ideia da professora Helena Theodoro, com projeto artístico assinado pelo carnavalesco Alex de Souza.

Feliz por retornar à casa, Manoel Dionísio visitou a quadra da escola no último fim de semana para conferir de perto a força do samba escolhido para ser entoado nas vozes de Emerson Dias e Quinho. Emocionado pelos versos fortes retratados pelo samba de Demá Chagas e Cia, Dionísio acredita na força da comunidade para impulsionar o Salgueiro rumo a mais um campeonato. “Voltar à minha escola em um ano onde vamos falar da resistência cultural preta e do quanto somos importantes enquanto representatividade é indescritível. Acho que serei um componente muito ativo e completamente rejuvenescido neste regresso”, comentou ele que iniciou seu caminho pela arte aos 18 anos, quando conheceu Mercedes Baptista, primeira bailarina negra do Theatro Municipal, a qual também será retratada no enredo da escola.

Bailarino clássico e afro, Dionísio fez carreira internacional levando o ritmo afro para a Alemanha e Europa, tendo sido agraciado com medalha de ouro por mérito artístico na dança pelo Conselho Internacional da França. No Carnaval, sua representatividade e respeito conquistado na defesa da cultura do samba, o levaram a receber o Prêmio Estandarte de Ouro como personalidade masculina em 1995.

Um dos maiores incentivadores da dança de mestre-sala e porta-bandeira do país, Manoel Dionísio fundou projeto de formação de casais no Sambódromo e é responsável pela formação de vários casais da nova geração. Em 2002, atuou fazendo o papel principal de Paulo da Portela: O Seu Nome Não Caiu no Esquecimento, documentário de Demerval Neto.

No próximo carnaval, o Salgueiro será a terceira escola a se apresentar no domingo de carnaval, dia 27 de fevereiro.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*