Tunico da Vila - Foto: Zanete Dadalto

Carnaval de Cabo Verde com show do sambista Tunico da Vila

Tunico canta a liga do samba com os ritmos africanos no Carnaval da Ilha com cara de Brasil

O sambista Tunico da Vila será a atração do Carnaval de Mindelo, na Ilha de São Vicente, capital cultural de Cabo Verde. No repertório muito samba brasileiro e ritmos africanos como o funaná, a morna e o semba. O show acontece no palco principal do evento, na terça-feira de carnaval, dia 5 de março, após o encerramento do desfile dos grupos.

“Cabo Verde é uma ilha musical cravada no Atlântico, com um povo irmão que troca musicalmente com o Brasil as riquezas dos sons e dos ritmos pelo mar. Esse vai e vem de ondas sonoras, dos batuques daqui, dos batukos de lá, do samba daqui, da morna de lá, tudo vem da mesma mãe, a África. Já tive na ilha do Sal e estou animado para conhecer o carnaval de Mindelo. Tenho contato com a música africana desde os anos de 1990 nas minhas andanças como músico por Angola, Cabo Verde e Portugal. Tive proximidade e fiz som com o Tabanka Jazz, Celina Pereira, Dom Kikas e o Tito Paris. Quero conhecer o samba que é feito na ilha. Passei por todos os naipes de bateria de escola de samba, minha alma é o samba que canto, a Vila Isabel e o candomblé que levo em meu peito, minhas referências negras que andam comigo. Eu respiro isso”, Tunico da Vila.

Cabo Verde é um país formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico, na costa ocidental da África. O Carnaval de Mindelo ocorre na mesma data do carnaval brasileiro. Os grupos de carnaval, como são conhecidas as escolas de samba, estão vinculados aos bairros que pertencem como: Monte Sossego (bairro do mesmo nome) e Vindos do Oriente (Morada). O Carnaval de Cabo Verde recebeu o título de “Brazilim”, a ilha com cara de Brasil, cantada por Cesária Évora, artista de Cabo Verde conhecida internacionalmente. Entre os ritmos mais populares cabo-verdianos estão a morna que lembra o samba-canção, o funaná, o batuko e a coladera. “Os desfiles são inspirados no Rio, mas não são idênticos ao do Brasil, já evoluiu de uma maneira própria e adaptados a um jeito local de fazer samba”, falou Gláucia Nogueira, jornalista brasileira que pesquisa música cabo-verdiana há mais de 20 anos.

Trajetória

Tunico da Vila firma-se como grata revelação do samba contemporâneo, aliando sua vivência como músico a experiências ligadas ao seu universo cultural. Retrata por meio de seu show os ambientes que deram liga ao samba carioca, os terreiros e as rodas de samba. Canta a cultura de matriz africana, o que evidencia a influência do sagrado no samba, na obra de Martinho da Vila e de seus descendentes. Apresenta sambas de roda, de partido-alto, de terreiro, afro-sambas, além de ritmos africanos. Através de laços de afetividade, conversa musicalmente com o público, por meio de suas composições, sobre a origem banta e irreverente do samba de partido-alto, o cotidiano do povo negro, liberdade racial e sensualidade. Faz parte da ala de compositores do GRES Unidos de Vila Isabel, é benemérito da escola e autor do samba-enredo campeão do carnaval carioca de 2013 conhecido como “Festa no Arraiá”, junto com Martinho da Vila e Arlindo Cruz.

Começou a compor sambas em 1994 com Paulinho da Aba (in memoriam) e Agrião. Junto com sua irmã Analimar, Ana Costa, Cristina Deane e Agrião fez parte do grupo “Coeur Sambar”. Seu lado compositor nasce em 1994, no antigo bar do Varandão, reduto de sambistas de Vila Isabel quando compôs seu primeiro samba com os parceiros Paulinho da Aba (in memoriam) e Agrião. Inicia sua carreira como músico profissional aos 20 anos de idade. Percussionista consagrado, fez parte do movimento que levou a percussão brasileira para o exterior. Tunico da Vila fez carreira internacional, tendo atuado na Dinamarca, Portugal, França, Inglaterra, Suíça, Alemanha e Angola. Foi músico da banda de Martinho da Vila durante 25 anos, atuou com outros artistas como Emílio Santiago, Leila Pinheiro, fez arranjos de percussão para o clipe produzido pelo cineasta americano Spike Lee.

É compositor da Universal Music, gravou seu primeiro álbum intitulado “Tunico Ferreira” (2003), que fez sucesso com a música “Nota de Cem”. Em 2009, lançou seu segundo álbum ”Na cadência do Partido Alto” e em 2016, o EP “O Velho de Oiá”, disponível nas plataformas Spotify e Deezer. Salgadinho gravou a canção, “Que paixão tão linda é essa” (2017), de Tunico da Vila. Nos CD´S de Martinho da Vila, Tunico da Vila assina as canções, “Um ai ai pro meu amor” no álbum “Tá delícia, tá gostoso” (1995), “Pare de brincar comigo” e “Difícil ser fiel” no álbum “O Pai da Alegria” (1999). Das composições com Martinho da Vila, a música “Cheguei no Samba”, gravada pelo grupo Swing e Simpatia (2000).

Autor de “Festa de Caboclo”, Tunico foi gravado por Martinho da Vila no CD “Da Roça e da Cidade” (2001). Interpretou o samba romântico de sua autoria, “Vivo pra sentir seu prazer“ no álbum “Lambendo a Cria” (2011), “Meu Off Rio” no DVD Sambabook Martinho da Vila (2013), e os sambas de enredo, “De alegria pulei, de alegria cantei ”e “Teatro Brasileiro”, dessa vez no CD “Enredo” (2014) de Martinho. Já se apresentou com sua banda, em shows no carnaval de Almada e Crato em Portugal, nas principais casas de samba do eixo Rio- SP. Em 2017 e 2018, Tunico da Vila gravou dois clipes e disponibilizou nas plataformas streamings, “É dia de rede no mar” uma ode à cultura negra do povo do mar e “Nos Caminhos de Um Só”, junto com o sambista Xande de Pilares, povos de terreiro e do congo num canto pela liberdade religiosa.

Tunico da Vila realiza um projeto que envolve tradições e ancestralidade no estado do Espírito Santo, terra do congo, ritmo africano e da toada “Madalena do Jucu”, adaptada em samba por Martinho da Vila em 1989. Em 2018, interpretou o samba-enredo conhecido como “Festa no Arraiá”, de sua autoria em parceria com Martinho da Vila e Arlindo Cruz no álbum “Alô Vila Isabeeel” e a canção “Baixou na Avenida” no CD “Bandeira da Fé”, ambos de Martinho da Vila pela Sony.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*