Arte+Carnaval: curso online vai investigar a estética de grandes desfiles

O projeto multiplataforma Carnavalize promove o seu primeiro curso, com o historiador da arte e pesquisador Leonardo Antan, no qual pretende investigar a estética das escolas de sambas e seus grandes carnavalescos. Batizada de “Arte+Carnaval: movimentos artísticos e escolas de samba”, a série de aulas online vai propor o diálogo de desfiles históricos da festa com movimentos artísticos da arte brasileira.

As aulas de Leonardo Antan vão mergulhar na construção visual das agremiações em diálogo com conceitos e obras da história da arte brasileira, mesclando desfiles e artistas de vários períodos, de Rosa Magalhães a Tarsila do Amaral, passando por Fernando Pamplona e Abdias Nascimento. Os tópicos de cada aula vão falar de 4 movimentos artísticos brasileiros: Modernismo, Tropicalismo, Arte Afro-Brasileira e Conceitual.

Leonardo Antan promete novidades na abordagem das quatro aulas do projeto, uma vez que o escritor já ministrou antes “Estética em desfile: Visualidade e conceito na criação dos carnavalescos”, em parceria com Daniela Name pela revista Caju, e “Bumbum Paticumbum Prugurundum – Da Praça XI à Apoteose”, ministrado com Mauro Cordeiro e promovido pelo Coletivo Dezesseis.

“Esse curso tem um diálogo muito concreto com as artes plásticas institucionais, vamos falar sobre movimentos como a tropicália e o modernismo a fundo e investigar quais influências eles tiveram no carnaval. Dá pra promover uma troca muito interessante e proveitosa nas aulas”, explicou o editor do Carnavalize.

Serão oferecidas quatro aulas com duas horas de duração cada uma, entre os dias 16/08 a 25/08, às 19h30. Todas as aulas serão gravadas e ficarão disponíveis para serem assistidas depois, além de bibliografia exclusiva para os alunos.

Serviço:
Curso “Arte+Carnaval: movimentos artísticos e escolas de samba”
Aulas 16, 18, 23 e 25 de agosto, sempre às 19h30
Investimento: R$180
Inscrições: https://www.sympla.com.br/curso-artecarnaval-movimentos-artisticos-e-escolas-de-samba__1280500

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*