Logo do enredo São Clemente 2019

São Clemente reviverá “E o samba sambou” no Carnaval 2019

‘E o samba sambou’ é o enredo da São Clemente para o Carnaval 2019

A paixão dos sambistas, a essência de uma grande festa popular e a saudade dos antigos Carnavais. Essas são algumas das razões que motivaram o enredo da São Clemente para o Carnaval 2019. A escola da Zona Sul assume novamente sua marca registrada ao escolher um tema crítico para o próximo ano. A agremiação levará para a Sapucaí uma releitura de um dos seus desfiles mais memoráveis: “E o samba sambou”, de 1990.

Foi através das redes sociais que a São Clemente oficializou o tema para o próximo Carnaval. Um vídeo com a presença do presidente Renato Almeida Gomes, o carnavalesco Jorge Silveira e o compositor Helinho 107 anunciou o enredo da escola da Zona Sul e foi encerrado com a dupla de intérpretes Leozinho Nunes e Bruno Ribas cantando pela primeira vez a obra para o próximo Carnaval.

O enredo desenvolvido por Carlinhos D’Andrade, Roberto Costa e César Azevedo em 1990 ganhará moldes atuais com a visão do carnavalesco Jorge Silveira. Para o presidente Renato Almeida Gomes, a ideia é justamente mostrar a diferença do Carnaval atual para os famosos desfiles do passado e valorizar o samba como cultura.

– É uma valorização ao Carnaval. Não queremos falar de política como tem acontecido, nossa crítica é em prol do sambista de verdade. É um resgate ao DNA da São Clemente, ao que ela construiu em toda sua história. Perdi a conta das vezes que me deparei com um amigo sambista falando que sente falta do Carnaval como festa. Sabemos do momento que nossa festa vive, no espetáculo que se transformou, mas sabemos também da importância de sempre valorizar sua essência. Em 2019, o objetivo da São Clemente é fazer um desfile que relembre e valorize o Carnaval do Povo, feito por ele e pra ele – disse o presidente.

Em seu segundo ano na Preta e Amarela, Jorge Silveira terá o desafio de repaginar o desfile que deu à São Clemente sua melhor colocação na história: o sexto lugar no Grupo Especial. Com a reedição, o aclamado samba de Chocolate, Helinho 107, Mais Velho e Nino voltará à Sapucaí após 29 anos.

Confira a sinopse do enredo:

“E o Samba Sambou.

No jogo do amor e do samba não tem regras: ou se tem, depende. Cartas na mesa, mesa virada. E o amor ao samba? Ah, camarada… Tudo tem seu preço e seu apreço. Quem tem padrinho não morre pagão! O brado retumbante de 90 ecoou com tanta força que se fez profecia: E o Samba Sambou…

Da mesma forma que disse em 90, não sou dono da verdade. Também cometi meus pecados. A mesa virada tem lá minha digital. Assumida. Mas peixe pequeno frita mais rápido que peixe graúdo. Tá dado meu recado. Porém, jocoso que sou, faço piada de mim mesmo. Aliás, tenho isso correndo nas veias: meu DNA foi construído apontando o dedo em riste e sambando na cara da sociedade. Meu histórico me credencia. Basta olhar meu manancial.

Esse de 90 tem um molho especial. Nunca antes na história dessa república se fez tão necessário reviver esse discurso. O planeta samba virou de ponta cabeça, inverteu a ordem, subverteu a lógica. Infelizmente, tudo que foi dito, de fato aconteceu (quiçá piorou!). E não tem jeito, tá na minha raiz primeira. No meio desse turbilhão, eu não podia faltar ao enfrentamento. Já que o recado não foi ouvido da outra vez, vamos novamente ser “fieis” à nossa conduta e largar o chumbo grosso!

Luz, câmera, negociação: tá no ar mais um espetáculo na tela. É fantástico! O sambista dá lugar a vedete da internet, que usa o GRES para ser manchete. Uma aparelhagem tecnológica digna de cinema ganha mais importância que o gingado generoso da mulata. Não tem jeito: virou Hollywood isso aqui. Mil artistas de verdade, que riscam o chão com sua herança, tem menos espaço na lente da câmera que atriz/apresentadora/promoter. Que sacanagem…

Já começa errado quando a autoridade não reconhece que no carnaval quem manda é Momo! Não entregar a chave a Sua Majestade é um pecado mortal pros súditos da folia. Na pista, ganha o interesse: nossos símbolos culturais são substituídos pelo estrangeirismo barato. E como tem gringo no samba! Camarada, você não imagina o poder de uma credencial: é tanto aspone na avenida que parece que tem duas escolas desfilando ao mesmo tempo. No ritmo do samba moderno, uma correria contra o relógio; um verdadeiro “coopersamba”! E o povão…? É, esse ficou de fora da jogada. Nem lugar na arquibancada ele tem mais pra ficar. A grana entope os camarotes de sertanejo, música eletrônica e de todo tipo de som, menos o próprio dono da festa: o samba. Que mico minha gente… Olha o que o dinheiro faz!

E por falar na grana, hoje a rainha paga pra sambar. Um verdadeiro dote de privilégios. Cadê as meninas da comunidade riscando o asfalto? Tudo tem seu preço e seu apreço camarada… elas fazem tudo para aparecer na tela da TV, no meio desse povo! E a mídia “toda poderosa” controla tudo a seu bel prazer. Até mesmo a opinião pode ser comprada! Como não? Até o samba é dirigido com sabor comercial. Tem que ser registrado, carimbado, protocolado no escritório: uma verdadeira exportadora de “bois-com-abóbora”.

E o samba vai se vendendo às vaidades, sendo usado como plataforma pra fulano, beltrano e quem mais quiser seus 15 minutos de fama. Que covardia… Carnavalescos e destaques vaidosos transformam a Sapucaí num verdadeiro ringue aos seus insaciáveis egos. E o samba vai perdendo a tradição…

Mas eu sempre avisei. Eu sempre falei. E você sabe disso: o boi voou e denunciou a roubalheira, a galhofa, a bandalheira. Era profecia de uma chacota nacional. Eu, pequenino, quase rodei esse ano, triste feito um cão sem dono. Mas como “quem casa quer casa”, tô apaixonado pelo lugar que conquistei. “Não adianta jogar água malandragem”, “eu mato a saúva antes dela me matar”.

Temos que cuidar do samba. Segurar essa mesa no lugar. Caso contrário, nem povão na arquibancada vamos ter mais pra nos aguardar, afinal “Quem avisa amigo é”.

Temos que segurar firme essa onda. Pelo amor que temos ao samba, vamos preservar esse “antigo reduto de bambas”, para que as gerações futuras possam ainda curtir o verdadeiro samba.”

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