Grande Rio e Império Serrano permanecem no Grupo Especial em 2019

Em plenária realizada na sede da LIESA, dirigentes das Escolas de Samba aprovam permanência da Grande Rio e do Império Serrano no Grupo Especial em 2019.

Em decisão quase unânime — somente Portela e Mangueira apresentaram posição contrária — dez agremiações optaram pela manipulação do regulamento, assim como ocorreu com o resultado do ano passado.

Considerada importante para a saúde financeira do carnaval devido à quantidade de patrocinadores que atrai para a festa, a Grande Rio apresentou recurso com base no precedente do ano anterior, quando Unidos da Tijuca e Paraíso do Tuiuti foram mantidas na elite do carnaval, após protagonizarem acidentes gravíssimos, com feridos e óbitos.

A Escola de Caxias não apresentou a última alegoria em seu desfile. Essa quebrou ainda na Avenida Presidente Vargas, o que prejudicou o quesito, além da harmonia e evolução da comunidade. Assim como aconteceu com o carro alegórico da tricolor da Baixada, o Império Serrano foi rebocado nessa decisão diretamente para a Cidade do Samba, onde permanecerá para a realização do seu desfile no Grupo Especial.

Aos que acompanham o carnaval, não é novidade o viés político do campeonato. Ainda assim é preocupante o acerto, vez que abre novos precedentes para o futuro. A credibilidade da competição é abandonada quando alguma bandeira influente é prejudicada, o que aparentemente não deixará de se repetir nos próximos carnavais. A mesa está posta para 2019, quando 14 Escolas desfilarão pelo Grupo Especial. Resta-nos saber se será revirada mais uma vez no ano por vir.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*