Em noite de decisão, União da Ilha põe a mesa e escolhe o prato principal do carnaval 2018

Carregada no tempero! Assim foi a noite de festa na quadra da União da Ilha do Governador na madrugada deste domingo (01/10) para a escolha do samba que a Escola vai levar para a Avenida em 2018.

Com a casa lotada, o banquete teve início por volta das 22h, com a apresentação do Grupo Samba do Amigo Meu que fez o esquenta da noite. Logo depois foi a vez dos segmentos da agremiação tricolor, embalados pela potência da Baterilha do Mestre Ciça. O fogo alto dos ritmistas do “Bonde do Caveira” deram a temperatura ideal para ferver o panelaço e sacudiram a comunidade insulana. E o inconfundível vigor vocal do intérprete Ito Melodia, um verdadeiro chef cinco estrelas, ecoou por todo salão, distribuindo os melhores sabores para o público presente. Também estiveram presentes na festa Milton Cunha, Marquinhos de Osvaldo Cruz e as Yabás.

A agremiação, oitava colocada do desfile de 2017, escolheu numa disputa acirrada entre quatro composições concorrentes, a parceria de Ginho como a vencedora. O intérprete Ito Melodia levou o público ao delírio quando fez o anúncio do samba campeão. A obra foi composta por Ginho, Marcelão da Ilha, Flavinho Queiroga, Júnior, Thiago Caldas, John Bahiense, André de Souza e Prof. Hugo, com um refrão de deixar água na boca.

Ginho e parceiros – Foto: União da Ilha

Mestre Ciça promete panelaço na Sapucaí

Durante a festa, Mestre Ciça revelou exclusivamente ao Carnavalizados algumas mudanças e surpresas que a Baterilha levará para Marques de Sapucaí em 2018. Mesmo com um décimo perdido esse ano, o “Caveira” não se dá por vencido. Desde que iniciou o trabalho em 2015, Ciça sente que o ritmo da bateria insulana evoluiu e está próximo do que considera ideal, mas acredita que ainda sejam necessários alguns ajustes,  baseados principalmente no julgamento desse ano, para evitar novas penalidades.

“Ele (o jurado) justificou que faltou peso. Mas da frente da bateria, não deu para sentir nenhuma diferença. Lógico eu tenho que me basear por aquilo que ele fala, ele é o jurado das baterias. Então, esse ano, nós estamos tentando ajustar melhor as terceiras (os surdos de terceira). Vou aumentar (o número de terceiras) pra gente não cair no mesmo erro”.

Ciça destaca que, mesmo fazendo um trabalho de resgate, é preciso continuar inovando. Para 2018, o Mestre promete levar um naipe de frigideiras para fazer um panelaço:

“A gente vai ter um instrumento que eu nunca usei (frigideira), mas que não pode faltar. Vai ter um panelaço na avenida. É um desafio para mim, como no ano passado foram os atabaques. Mas eu já tinha a ideia de acrescentar um instrumento na bateria, algumas baterias usam e eu vou usar em quantidade mesmo. Me reuni com a minha diretoria e vai ser um negócio legal. Vai ter frigideira e vai ter panelaço. Não posso dizer como vai ser esse panelaço, mas vai ter um panelaço lá. Aguardem!”, sacramentou o Caveira.

Mestre Ciça – Foto: Ruan Rocha

Com um time forte, a União da ilha manteve a base do bom desfile de 2017, e reforçou o plantel com o coreógrafo Márcio Moura. Nomes históricos como Ito Melodia, Mestre Ciça e Válber Frutuoso, diretor de harmonia, seguem dando aquele tempero na escola insulana. O primeiro casal de mestre sala e porta bandeira, Phelipe Lemos e Dandara Ventapane, prometem dar mais um show na Sapucaí. E mais uma vez, a Ilha estará sob a batuta do competente diretor de carnaval Wilsinho.

Em 2018 a agremiação insulana será a terceira Escola a desfilar na segunda-feira de carnaval. O carnavalesco Severo Luzardo vai levar um banquete bem brasileiro para a Sapucaí. Com o enredo “Brasil Bom de Boca” vai apresentar a diversidade da culinária brasileira. São hábitos, histórias e influências que compõe o nosso complexo paladar.

 

Hino oficial União da Ilha 2018

Compositores: Ginho, Marcelão da Ilha, Flavinho Queiroga, Júnior, Thiago Caldas, John Bahiense, André de Souza e Prof. Hugo

PÕE LENHA NO FOGÃO

O AROMA ESTA NO AR

EXALA A NOSSA POESIA!
CARAVELAS A BAILAR NO MAR
CHEGAM PRA MISCIGENAR ESSA FOLIA
EITA TEMPERO BOM. EU QUERO PROVAR
DERRAMA O CALDO DE LÁ, NOS FRUTOS DE CÁ
EITA TEMPERO BOM, EU QUERO PROVAR
NAS TERRAS TUPINIQUINS E O QUE SE PLANTA DÁ
E TUPÃ ABENÇOOU ESSE SABOR DA ALDEIA
QUE INCENDEIA, AGUÇA O PALADAR
MERGULHEI NO GOSTO QUE MAREIA
RIQUEZA MILENAR

FOGO ACESO NO TERREIRO DAS YABAS Ô Ô
NA MISTURA A HERANÇA DOS MEUS ANCESTRAIS
BOTA ÁGUA NO FEIJÃO QUE O SAMBA ESQUENTOU
ÓÔÔÔ NA BATIDA DO TAMBOR

 E NA FARTURA DO MEU TABULEIRO
O GRÃO E VIDA E MOSTRA O SEU VALOR
SINTO O CHEIRO DE CRAVO E CANELA
VÓ QUITUTEIRA MEXENDO A PANELA
DA NOSSA TERRA UM GOSTINHO SEM IGUAL
PRO SEU PRAZER DOCE CACAU
ILHA PREPARA A MESA QUE É DIA DE FESTA
SERVIMOS UM BANQUETE À FANTASIA
UMA RECEITA IMPOSSÍVEL DE ESQUECER
DUAS PITADAS DE AMOR, EU E VOCÊ
JUNTANDO A FOME COM A VONTADE DE VENCER

VEM PROVAR O SABOR DESSE MEU CARNAVAL
EU SOU A ILHA, SOU O PRATO PRINCIPAL
VOU DEIXAR ÁGUA NO BOCA
PROVOCAR UMA VONTADE LOUCA

 

Confira as fotos da final:

Severo Luzardo – Foto: Ruan Rocha

Ito Melodia – Foto: Ruan Rocha

Foto: Ruan Rocha

Phelipe Lemos – Foto: Ruan Rocha

Foto: Ruan Rocha

Foto: Ruan Rocha

Foto: Ruan Rocha

Marquinhos de Osvaldo Cruz e as Yabás – Foto: União da Ilha

Grupo Samba do Amigo Meu – Foto: Ruan Rocha

Foto: Ruan Rocha

Foto: Ruan Rocha

Foto: Ruan Rocha

Foto: Ruan Rocha

Foto: Ruan Rocha

Foto: Ruan Rocha

Baterilha – Foto: Ruan Rocha

Torcida – Foto: Ruan Rocha

Foto: Ruan Rocha

Severo Luzardo e o primeiro casal – Foto: Ruan Rocha

Foto: Ruan Rocha

 

Por: Cristina Frangelli, Ruan Rocha, Marilda Campbell

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*