AESM-Rio

É tempo de festa! A Aesm-Rio completa 15 anos!

Por Ricardo Dias

É tempo de muita festa! Afinal de contas não é todo dia que se completam quinze primaveras não é verdade?

A Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro – Aesm-Rio comemora seus quinze anos de fundação, e chega à “puberdade” debutando com todo esse frescor bem próprio da idade: fervilhando de idéias, cheia de gás e com muitos anseios!

Tantos foram os momentos inesquecíveis, tantos personagens importantes! Isso sem falar das incontáveis emoções que vivemos juntos neste período.

Do sonho das agremiações fundadoras Aprendizes do Salgueiro, Corações Unidos do Ciep, Golfinhos da Guanabara (atualmente Golfinhos do Rio de Janeiro), Herdeiros da Vila, Mangueira do Amanhã, Miúda do Cabuçu e Petizes da Penha, ao atual formato com dezesseis escolas filiadas, a instituição se fortaleceu e hoje é uma realidade do carnaval de nossa cidade.

O orgulho é tanto que não cabe no peito de cada um que compactua da missão de usar o samba como ferramenta para educar e de quebra ajudar na preservação da nossa cultura maior.

Cada diretor, cada presidente das agremiações filiadas, cada colaborador ou parceiro nosso, tem parcela valiosa quando se trata do sucesso da Associação! Foram inúmeras realizações visando não só o carnaval, mas o bem estar de cada menino e de cada menina que por aqui já passaram.

E quantos desfiles inesquecíveis entraram para a história da Sapucaí?

Desde a época em que as crianças abriam a festa, até hoje quando passaram a encerrar as atividades no Sambódromo Carioca, incontáveis apresentações chamaram a atenção pela qualidade e pela garra dos pequenos componentes. Impossível a Cartilha do Samba citar algum exemplo sem cometer a injustiça de deixar uma ou outra de fora.

Sem contar a saudade de escolas que hoje não desfilam mais e deixaram sua marca nos nossos corações, como é o caso do GRCESM Mel do Futuro, que se encontra licenciado, e da Virando Esperança, que desfilou como convidada um ano e logo encerrou suas atividades.

Como é cantado em verso e prosa no nosso hino oficial: somos uma família. A Família Aesm-Rio! Que como qualquer outra tem seus os seus membros diferentes, cada qual com sua característica própria, mas sempre reconhecendo o valor de cada um dentro daquele processo.

Nestes quinze anos, nós queremos agradecer…

Pela credibilidade, carinho, prestígio e acima de tudopor contar com tantos amantes desta incrível manifestação cultural que é o Samba Mirim. O que nos move é saber que acima de tudo promovemos o bem ao próximo e o desenvolvimento cultural e social da criança.

Aqui os astros principais são os pequeninos! Temos a noção de que se tratam de momentos únicos nas vidas deles, e que eles guardarão esta experiência para sempre. Cada aplauso ou incentivo nos quase 700 metros de desfile naquela aAvenida iluminada fica guardado com eles na alma!

Como toda “criança” que chega à adolescência, sabemos que as responsabilidades não pararão por aqui. O futuro está só começando! Mas o desafio é o combustível principal para seguirmos melhorando a cada ano.

Nossas comemorações se estenderão por todo o ano. Em junho que se aproxima a Aesm-Rio realizará uma grande festa para celebrar estes quinze anos em grande estilo. E nossos prícipes e princesas do samba estarão conosco mais uma vez para mostrar que aqui a criança tem o seu devido valor.

Até porque eles merecem…

Vida longa à Associação das Escolas Mirins do Rio de Janeiro!

 

Revista Cartilha do Samba Nº 7 – Fevereiro 2017 – AESM-Rio

 

 

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*