Contos Carnavalizados

LEITURA COM A COMUNIDADE

 

APRESENTAÇÃO

O projeto “CONTOS CARNAVALIZADOS, LEITURA COM A COMUNIDADE” tem por objetivo estimular a criança a construir de maneira lúdica, independente e pessoal, o envolvimento com a leitura, através do conhecimento de histórias criadas a partir de personagens importantes na construção da memória das Escolas de Samba, abordando desde suas raízes até a produção cultural atual.

É possível constatar uma vida cultural ativa na comunidade, carregada de valores tradicionais que devem ser preservados. Além disso, a história como prática educativa aproxima e fortalece as relações da criança do contexto em que está inserido e dessa forma participa ativamente da narrativa e escrita da sua identidade. Sensação de pertencimento na comunidade, fazer a criança conhecer mais (e gostar mais) o lugar onde mora.

Partimos do resgate da história comum, dos mais antigos moradores, da fundação da escola de samba, e também na questão social para a elaboração de práticas e narrativas de identidade cultural.  Abordaremos a história, os objetivos e práticas comunitárias com ênfase na vida de uma personagem  importante na história de cada escola de samba, levando em conta o seu contexto cultural.

 

JUSTIFICATIVA

 O samba é a mais importante herança cultural trazida pelos africanos e absorvida em nosso país. As Escolas de Samba, são a expressão artística dessas comunidades no Rio de Janeiro. Considerando que a leitura é um hábito importante para o desenvolvimento e crescimento de um indivíduo e que é preciso criar momentos para essa prática tão prazerosa – não somente no espaço escolar, mas na esfera familiar e de sua comunidade -, aliar esse aprendizado à cultura e a folia do samba é propiciar novos mundos, novas idéias. “A leitura crítica dos textos e do mundo tem que ver com a sua mudança em processo”, Paulo Freire.

Como bem disse Alvaro Carvalho Dias da Silva, entendemos que a leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas. Lemos para entender e conhecer, para sonhar, viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade; lemos para questionar e resolver problemas. O indivíduo que lê participa de forma efetiva na construção da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano na sua totalidade.

Atuando no imaginário, a leitura interage com a cultura, os modos de agir e de pensar da criança no grupo em que está inserida. A partir disso, acreditamos que através dos contos, as crianças criam sentido para as histórias e aumentam o prazer pela leitura.

O “Contos Carnavalizados” apresenta como meta a valorização da cidadania, da liberdade, da inclusão social, do aprendizado e da cultura popular brasileira. Atua em prol do reconhecimento da cultura do lugar, de suas tradições e costumes. Para tanto, o projeto se dedica à literatura informal, atuando principalmente no desenvolvimento das crianças, para que elas tenham inserção ativa na sociedade.

 

OBJETIVO GERAL

 O objetivo do projeto é resgatar as histórias da comunidade no plano da oralidade, relembrando ‘causos’, tornando o espaço de contação de histórias um ponto de encontro entre aqueles que anseiam escrever sua história no mundo.

 

OBJETIVO ESPECÍFICO 

  • Incentivar a formação de novos leitores;
  • Resgatar a história de sua comunidade através dos contos.
  • Desenvolver a interpretação literária, através da narrativa de personalidades importantes na construção histórica do lugar.
  • Aguçar o potencial cognitivo e criativo da criança;
  • Estimular através de atividades artísticas o desejo de novas leituras;

 

METODOLOGIA

 O projeto visa trabalhar práticas de leitura de maneira lúdica que despertem a curiosidade e o interesse das crianças através da literatura informal. Os contos começam com narrativas sobre a origem da comunidade e partem do conhecimento ligado à realidade como a história do lugar, os primeiros moradores e a fundação da Escola de Samba.

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 A Contação de histórias juntamente com as atividades artísticas despertam valores e desenvolvem competências que contribuem para a inclusão social. Ouvir histórias, provoca o imaginário, estimula o raciocínio, proporciona a criança enriquecimento pessoal e contribui para a formação do seu senso crítico que lhes permitirão compreender melhor o mundo.

 

PARCERIA

O projeto “Contos Carnavalizados”, será desenvolvido em parceria com a Associação das Escolas Mirins do Rio de Janeiro, AESM-Rio. A parceria se justifica por ambas as filosofias apostarem em diminuir desajuste social nas comunidades em que a criança está inserida e mais condições que permitam a consolidação do projeto.

O autor do projeto, Pablo Sander, falou da importância do projeto que tem a leitura como principal estratégia para inclusão social de crianças em situação de risco nas comunidades. “A Contação de histórias juntamente com as atividades artísticas despertam valores e desenvolvem competências que contribuem para a inclusão social”. Pela prática da leitura, as crianças aprendem a desenvolver sua capacidade cognitiva e criativa, a compreender o outro, a lidar com o diferente e vencer as adversidades. Enfim, a leitura pode interferir no desenvolvimento da criança como um todo. Por meio da contação de histórias, a criança compensa os conflitos vindos de seu mundo sócio-cultural, construindo sua individualidade e desenvolvendo sua personalidade como futuro cidadão.

 

PARCERIA

 

 

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